terça-feira, 25 de julho de 2006

Lobo em pele de cordeiro

Uma das coisas que tem sido veiculada e aceita por uma boa parte das pessoas é a afirmativa de que o Governo Lula e o Governo FHC são parecidos.
Isso é uma mentira descabida, há diferenças estruturais e práticas evidentes.
Imaginemos um estabelecimento comercial, com a mesma estrutura em dois momentos diversos.
Num primeiro momento, o gerente deste estabelecimento vendeu quase todas as mercadorias a preço de banana, vendendo não somente as mercadorias, mas também os armários, móveis, escrivaninha, o padrão da energia, deixando o estabelecimento quase sem estrutura física.
Além disso, foi ao sistema bancário, pegou uma fortuna emprestado e, ao invés de diminuir o déficit da empresa, aumentou formidavelmente sua dívida.
E, finalmente, demitiu vários funcionários, criando uma situação insustentável.
Por outro lado, aparece um outro gerente que, às custas de economias, paga parte da dívida, não vende mais nada, e recomeça um ciclo de criação de empregos.
Qualquer comparação entre os dois gerentes nos dá uma óbvia idéia de diferenças administrativas, isso é claro e evidente.
As desculpas usadas, afirmando que houve um gigantesco desvio de verba do estabelecimento pelo segundo gerente permite duas avaliações:
1- ou o primeiro gerente foi extremamente guloso na expropriação dos bens do estabelecimento ou 2- foi de uma incapacidade administrativa sem precedentes ou os dois.
De qualquer forma, o que me impressiona é a tentativa de se tentar demonstrar que houve igualdade nas administrações.
Aliás, isso é muito comum, a tentativa de se tratar o povo como se esse fosse débil mental.
Não se pode esquecer nunca de que todo poder emana do povo, e em nome deste deve ser exercido.
Não falo que o Governo Lula tenha sido um primor, que não tenha me decepcionado e até me magoado com seus desacertos; mas querer comparar com o período FHC é demais.
Nunca na história recente deste país se viram tantas maracutaias e trambicagens quanto no período tucano/pefelista no governo.
E, não adianta tentar disfarçar, a candidatura de Alckmin e José Jorge não é nada mais nada menos do que a reedição desse período maldito da história brasileira.
O simples fato de se pensar no retorno do país a esses tempos tenebrosos é capaz de criar pesadelos em todos os que querem um país melhor.
A tentativa de se apresentar Alckmin de uma forma mais tragável e dissociado de FHC é como a utilização de uma máscara para tentar fazer pensar que é cordeiro o que tem rabo de lobo e uiva ao invés de berrar.
Não deixemos que isso aconteça, precisamos colocar essa corja no seu devido lugar, no esgoto da história.
Quem quer que ganhe as eleições, exceto esse pessoal que destruiu o país ou por incompetência ou por ladroagem, me dará o conforto de saber que posso deixar algo melhor para os que virão.
Pensem nisso antes de se deixarem levar pela carinha de bom moço ou a aparente “fragilidade” e “inocência” desse tal de Geraldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário