quinta-feira, 20 de julho de 2006

Trovas e contra trovas

Trovas e contra trovas

Mote – Levo a solidão na boléia

Trova

O dia todo, inteirinho,
Pela cidade ou sertão,
Eu nunca “toco” sozinho;
Vai comigo a solidão...

Contra trova

A solidão me acompanha,
Pelo campo ou na cidade.
Quando o coração, arranha,
Faz companhia à saudade...

Trovas e contra trovas

Mote – Estou apaixonado, e não sou correspondido

Trova

O sofrimento é meu fado
Pois o meu caso é perdido:
-Por você, apaixonado,
Eu não sou correspondido!


Contra trova

Amar quem não me quer bem,
Disso já fui vacinado,
Por isso digo: a ninguém,
Coração anda emprestado...

Trovas e contra trovas

Mote – não julgue livro pela capa, nem mulher pelo sorriso...

Trova

De um erro ninguém escapa,
Mas evitá-lo é preciso:
-Julgar livro pela capa,
E a mulher, pelo sorriso...

Contra trova

Essa verdade me faz,
Gostar cada vez mais dela,
Critique, se for capaz,
Só por ser ela banguela...

Trovas e contra trovas

Mote – Quem não vive para servir, não serve para viver

Trova

Eu não posso me omitir:
O mundo está por fazer!
Quem não vive prá servir,
Não serve para viver!

Contra trova

Se for pensar desse jeito,
Não digo que esteja errado,
Que quê eu faço com prefeito,
Senador e deputado...

Trovas e contra trovas

Mote – Vivo sorrindo, embora isto me custe o pranto

Trova

Lá fora, o dia está lindo
Mas, aqui dentro, nem tanto...
Eu passo os dias sorrindo,
Embora me custe o pranto...

Contra trova

A tristeza me domina,
Vou vivendo a disfarçar,
Bela luz que me ilumina,
Meu sorriso é te amar...

Trovas e contra trovas

Mote – Em casa que mulher manda, até o galo canta fino.

Trova

Em casa que mulher manda,
Anda de saia, o menino;
O marido anda de banda,
Mesmo o galo canta fino...

Contra trova

A minha mulher fala grosso,
Disso não reclamo não,
Ela manda que é um colosso,
Dentro do meu coração...

Trovas e contra trovas

Mote – Tambor faz barulho mas é oco por dentro

Trova

Falando com tanto orgulho,
Pareces, do mundo, o centro!
-Tambor também faz barulho
Mas é vazio, por dentro...

Contra trova

Vazio, eu posso ser,
Não reclamo se reclamas,
Mas sem ti, como viver?
Sem saber se tu me amas...

Trovas e contra trovas

Mote – Vacinado contra casamento.

Trova

Contra tudo, vacinado,
Eu já fui e não agüento:
Contra gripe, mau olhado,
E até contra... casamento.


Contra trova

Na verdade, companheiro,
Casamento é bom que sobra,
Não há amor, nem verdadeiro,
Que resiste a uma sogra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário