segunda-feira, 24 de abril de 2006

MARCOS COUTINHO LOURES CORREIO MURIAENSE GRIPE AVIÁRIA


As notícias a respeito de uma pandemia que poderia ser provocada pelo vírus H5N1, estão deixando o campo das especulações e ingressando no das probabilidades, de maneira preocupante.
Merecendo destaque em todos os noticiários, a "gripe do frango", provocada pelo H5N1, tem assustado grandes cientistas, como aconteceu em recente programa de Oprah Winfrey, numa TV a cabo, que hoje comentaremos.
Os estudos mais acurados mostram que, muito antes do que se imagina, a doença estará fora do controle da humanidade.
O contágio, na forma atual do vírus, se faz de ave para ave ou de ave para humanos mas, assim que o mesmo sofrer uma mutação genética, permitindo o contágio entre seres humanos, tragédia será inevitável!
Todas as pesquisas apontam para esta direção, com o agravante de que o único anti-viral capaz de deter o avanço da "gripe do frango", o já conhecido TAMIFLU, é de difícil e demorada fabricação.
Exemplificando, se o fabricante do TAMIFLU, acelerar a fabricação do mesmo, somente daqui há 5 anos poderá ele dar cobertura a 5 por cento da população mundial!
Uma tragédia, pois, com 95% da população, sem tratamento adequado, o ataque do H5N1 será devastador!
Como consequência, no caso de ocorrer a tragédia, todo o antiviral produzido só poderá ser usado em médicos e paramédicos e, se sobrar, para crianças infectadas com alguma possibilidade de cura!
O percentual de sobrevivência de pessoas infectadas, segundo os mesmos especialistas, seria muito pequeno, razão pela qual, todos devemos cobrar, das autoridades da área de saúde, um posição mais firme, a respeito do assunto.
Relativamente a isto, é necessário que todas as nações do mundo passem a participar das pesquisas, para diminuir os efeitos do mal.
Pensam os cientistas que, pela virulência do H5N1, mesmo com este esforço adicional, será muito pequeno o avanço na contenção do contágio, embora isto possa representar a salvação de milhões de seres humanos.
O importante, agora, é um permanente estado de alerta na área sanitária que, se não pode bloquear a transmissão, pode dificultá-la.
As autoridades da área da saúde, gostem ou não, devem ser cobradas a respeito do assunto, como jamais o foram, em qualquer época!
Tudo aquilo que tem sido feito com relação à AIDS é muito pouco, em relação a "gripe do frango" que, infelizmente, em muitos países, só tem servido para piadas de mau gosto, não sendo levada à sério.
Recordamos que, também foi assim, com relação ao HIV que produz a Aids e foi descoberto no início dos anos 80!
Apesar de todos os progressos feitos pela ciência, na prevenção e tratamento, nem mesmo no Brasil, a Aids está sob controle absoluto.
Entre os vírus que produzem a gripe, muitos já ouviram falar da "espanhola" e, recentemente, nos anos 50, da "asiática", de grande efeito, na economia mundial, com milhões de mortos em sua passagem.
Nenhum deles, segundo os cientistas, com o grau de virulência do H5N1 pois, como se sabe, ele ataca vários órgãos do corpo humano, ao mesmo tempo, além dos pulmões.
Temos assim, um quadro preocupante de tudo aquilo que foi falado, por cientistas de nomeada, no "The Oprah Winfrey Show".
E, ao comentá-lo, esperamos que de alguma coisa sirvam as advertências feitas pois, segundo os cientistas, urgentes medidas precisam ser tomadas contra o H5N1, em todos os países, em todas as cidades do mundo, antes que seja tarde demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário