terça-feira, 23 de maio de 2006

CRÔNICA - POR QUÊ LULA?


Nesses últimos dias,quando vou a Espera Feliz, lá pras bandas de Minas Gerais, onde trabalho há longos e deliciosos 16 anos, costumo reencontrar velhos amigos e, quando o tempo permite, converso com um ou outro conhecido sobre temas vários, e a política, obviamente é um dos temas, afinal mineiro adora “politicar”.
Pois bem, tenho tido várias respostas a uma pergunta que insisto em fazer quando a resposta é, e quase sempre é essa, Lula. -Por quê?
Dentre todas as que colecionei uma das que mais me chamou a atenção foi a dada pelo Chico Ribeiro, sujeito simples, quase que simplório católico fervoroso de não perder missa e nem poder ouvir “capeta” que faz sinal da cruz e diz o inevitável “cruzincredo, Ave Maria!”.
Ao contrário da maioria das vezes, nas quais o povo me responde que ou é por causa do Prouni ou, até mais comumente, por causa do Pronaf, já que a região é formada por pequenos agricultores em múltiplos minifúndios baseados na agricultura familiar e na cafeicultura, Chico me surpreendeu ao responder:
-É por causa do “cheiro” dele!
-Como, Chico, você pode me responder desse jeito, se você nunca teve perto dele, se Lula nunca veio pra essas bandas daqui e, pelo que me consta, você nunca foi pra longe de Espera Feliz?
-Né não doutor, eu fui algumas vezes em Carangola e outras em Guaçuí, só fui em Belo Horizonte uma vez, mas eu tenho televisão em casa!
Intrigado com a resposta, disse, brincando a Chico Ribeiro:
-Õ Chico, eu sei, mas pelo que me consta ainda não tem televisão que “transmite” perfume ainda não, seu moço.
Então ele, na sua simplicidade, se saiu com essa pérola:
-Doutor Marcos, eu to falando do cheiro dos olhos dele...
Então pensei, repensei e cheguei à conclusão que Chico tinha razão.
O cheiro dos olhos de Lula é o cheiro da esperança, e só quem “ama é capaz de sentir esse doce perfume, o perfume dos olhos”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário