quinta-feira, 25 de maio de 2006

A AUTO CRÍTICA DE CÉSAR MAIA, QUEM DIRIA

César Maia diz que pesquisas são favoráveis a Alckmin
Publicidade

da Folha On-line

O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (PFL), afirmou que as pesquisas eleitorais divulgadas ontem são "excelentes notícias" para o candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin. Ambas as sondagens mostraram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, virtual candidato à reeleição, ganharia já no primeiro turno se as eleições fossem hoje.

Para Maia, as pesquisas indicam que: a) o presidente Lula já bateu no "teto" de suas intenções de voto (cerca de 40%); b) o candidato tucano deve mudar de patamar (hoje em torno de 20%). "É impossível que quando Alckmin seja conhecido pelo conjunto dos eleitores ele não mude de patamar para -na hipótese mais pessimista- mais 5 pontos", escreve Maia.

"Lula está com gordura, produto do desconhecimento relativo dos demais candidatos e por sua exposição ser dupla, como presidente e candidato", afirma. Para o prefeito do PFL, a soma dos eleitores que consideram a gestão do presidente como ótima ou boa (39%) indicam um teto para o desempenho eleitoral do virtual candidato petista à Presidência.

Sobre a taxa de rejeição de Alckmin --que cresceu de 33,5% em abril para 40,6% maio-- Maia diz que é necessário retirar os eleitores que afirmam desconhecer o ex-governador de São Paulo, o que reduziria a taxa para 27%, contra 34% de Lula.

Maia afirma que a campanha de Alckmin precisa "sangrar Lula" para garantir o segundo turno. "Se tentar esgrimir --para valer-- programas ou se deixar entrar a comparação entre governos como agenda, aí então se joga pela janela uma eleição", diz o prefeito.





Diante desse esforço gigantesco para desfazer a realidade e tentar impingir um absurdo de retórica, temos que o alucinado César Maia chegou à beira da insanidade para tentar de tal forma deturpar os fatos que “é impossível que ele não chegue a 25%, digamos”.
Isso ou é uma grande gozação, o que não é de todo impossível ou é o sintoma final necessário para se iniciar o tratamento psiquiátrico do prefeito carioca.
Conhecendo o espírito que emana da bela capital, creio que o prefeito está demonstrando, nessa entrevista a que ponto pode chegar o bom humor carioca.
Em primeiro lugar, dizer que a queda livre por onde se enveredou a candidatura tucana, é uma boa notícia, me traz dúvidas reais sobre em que Maia vai votar em outubro.
Depois temos o aspecto de que Lula atingiu seu teto e Alckmin deve chegar a 25%, quando se tornar conhecido. Se alguém, numa eleição dicotomizada como essa, conseguir ganhar com um quarto do eleitorado, quero conhecer essa nova matemática cesariana.
Ou melhor, essa cesariana matemática não deu bons frutos não, que o diga o Rio de Janeiro, principalmente a SAÚDE do carioca.
Um candidato com 40 por cento de rejeição deve ser bem conhecido, pois se for desconhecido e tem 20 por cento sim e 40 por cento nunca, fica bem complicado...
A tendência óbvia é essa rejeição aumentar, pois o chuchu não é dos mais “apreciados”, enquanto lula é bem mais procurada e valorizada.
O melhor de tudo é o final da assertiva. Repare bem no que foi dito pelo Maia:
Se for preciso sangrar Lula, então ta difícil, tem um ano que se tenta fazer isso e, nada, o danado só aumenta a quantidade de votos.
Agora, a auto crítica de César Maia é uma pérola: "Se tentar esgrimir --para valer-- programas ou se deixar entrar a comparação entre governos como agenda, aí então se joga pela janela uma eleição".
César Maia quis dizer que se compararmos os governos e programas a eleição está perdida.
Até que enfim eu ouvi desse ser esdrúxulo algo que beira ao bom senso.
Lula agradece a esse mea culpa e esse rompante de auto crítica.
Só faltava o César Maia ter declarado literalmente que Lula é melhor do que Alckmin, o que deixou claramente subentendido.
E não venham me chamar de Petista Fanático não, essas declarações pertencem ao César Maia, num “elogio” ao Chuchu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário