sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

SONETOS 039

Um beijo tantas vezes não diz nada,
Apenas significa traição.
Na noite que encontrei-te, minha amada,
Teu beijo foi a minha salvação.

Não disse nem teu nome, nem sabia,
Tampouco me importava quem tu eras.
Somente nos movia a fantasia,
Que tantas alegrias, primaveras!

Não tínhamos sequer nos conhecido,
Apenas os olhares que trocamos,
Já davam sensação de ter havido
Muito mais entre nós do que sonhamos.

Um beijo tantas vezes tudo diz.
No nosso, inesperado, sou feliz...

XXX

Não penses que a tormenta seja eterna,
Amiga, com certeza, passará.
Por mais que de tristezas, alma inverna,
Tal qual hibernação, acabará...

E quando a primavera traz as flores,
De novo todo o campo se reluz.
Assim também, querida, são as dores.
O sol inevitável vem, traz luz...

Por mais que seja triste nosso inverno,
Por mais que tenha nuvens, nosso céu.
Não há um sofrimento assim, eterno.
A vida se renova, fel e mel...

Amiga, não se prenda na lembrança,
Reviva todo o brilho da esperança!

XXX

Se amor, um sentimento vulnerável,
Que passa simplesmente, com o tempo.
Paixão que vejo e sinto, tão instável,
Se perde no caminho, em contratempo.

Amor precisa sempre se adubar
Com palavras suaves, com carinho.
Qual planta que só vive se regar,
Que transborda em perfumes, em espinho.

Amor, fragilidade tão intensa,
Que quer e necessita tanto espaço.
Uma emoção profunda que é imensa,
Às vezes sucumbindo de cansaço...

Porém, uma amizade verdadeira,
Distante, em tanto tempo, resta inteira!

XXX

Em plena obscuridade em nossa vida,
Assim quando esperança se afastou.
Quando estrada parece mais perdida,
Quando em nossa alma, tudo já nevou.

Quando a luz, se apagando, vai embora,
Quando o tempo demora a transcorrer;
Quando em plena tristeza, tudo chora,
Quando temos vontade de morrer...

A lua se escondendo, negritude...
A vida se perdendo, impaciência...
E quando a solidão, tanta e amiúde.
Surge neste negror, fosforescência...

E resplandece nesta obscuridade,
O brilho verdadeiro da amizade!

XXX

Bendito nosso amor, que é nosso guia.
Bendita essa alegria que nos toma.
Amar não é somente fantasia
É multiplicação, mais do que soma.

Olharmos para a mesma direção,
Sem nada que distraia a caminhada.
Unidos pelo mesmo coração,
Em busca deste sol, mesma alvorada!

Amar é conhecer o novo dia,
Sem medo do que foi, do que virá.
É desfrutar os gozos da alegria,
Sabendo que, feliz, se bastará.

Amar não é perder e nem ganhar,
Apenas, se preciso, transformar!

XXX

Percebo quando perco meu caminho
Em meio a tantas plagas e desertos.
Se sinto vulnerável teu carinho,
Pressinto que os amores são incertos.

Aos poucos, outros rumos penetrando,
Em sendas mais românticas, divinas;
Voando qual corcel, o céu rasgando,
Rompendo destes sonhos as cortinas...

No brado que te canto, minha amada,
Deitado no teu colo, o sonho dorme.
Amor que já se adentra em madrugada,
Prazer que tanto quero, assim, enorme...

Amor que tantas vezes, sensual;
Te elevo, no meu sonho, em pedestal!

XXX

Por mais que te esperara tanto tempo
Eu sinto que não fui tão desejado.
Pensavas tão somente em passatempo
Ao
tempo em que eu queria ser amado.

Disfarças com sorrisos teu querer,
Mas sei que não consegues traduzir
A forma que desejas conceber.
Pois isso; por favor, quero impedir...

Maltratas sem saber quem tanto quer
O gosto desta boca em minha boca.
Demonstras teus caprichos de mulher
Na forma em que me amaste, que é bem pouca..

A vida te prepara a sobremesa,
Matando assim teu sonho de princesa...

XXX

A lua enamorada do deus sol
Se entrega num eclipse total.
Na noite esse apagar do grã farol
Penumbra num convite sensual.

Dispersam energias e delícias.
A terra se inundando deste amor.
Estrelas salpicadas em malícia
São
vivas testemunhas do esplendor.

A lua se engravida de beleza
E solta, nos seus raios mais felizes
Um brilho que bem sei, tenho certeza,
Transmudam meus amores, seus matizes.

Depois deste momento extasiante,
Encontro-te lunar, solar, amante...

XXX

Se lembre deste amor ao fim da tarde
Quando a saudade for a companheira.
Nas marcas mais ferozes da saudade,
A vida se transborda, vibra inteira.

Se lembre deste amor, sem ter juízo,
Quando a verdade louca aparecer.
Nas marcas entranhadas, sem aviso,
A noite emoldurada irá chover.

Se lembre deste amor, que é meu troféu
Nas lutas mais difíceis, soberano...
Nas nuvens que passeiam lá no céu,
No vento que se foi, do desengano...

Se lembre deste amor desesperado,
Por tanto que te quero, apaixonado...

XXX

Amigo, reparaste numa coisa?
A cada dia estamos mais unidos.
Uma alma que em dois corpos sempre poisa
Traçando rumo em corpos divididos...

Sentindo uma emoção abençoada,
Vivemos nossas vidas lado a lado.
Por mais que tantas vezes vai calada
A sorte de viver recompensado.

Um coração nos une, em nossas almas,
Somente um coração, que bate junto.
Nos vemos refletidos, mesmas palmas,
As almas se completam, no conjunto.

Amigo, se no espelho, és diferente,
As almas se completam totalmente...

XXX

Não deixe que o passado te domine,
Passou, não tem mais jeito, não mais volta.
A marca do que foi, por mais que mine,
Não pode mais, em ti, causar revolta...

Nem deixe essa esperança ser teu guia,
A vida sempre alcança sem querer.
Quem deixa se iludir por fantasia,
Amiga, tantas vezes vai sofrer...

Pois saibas que o melhor ocorre agora,
“Não deixe tanta vida pra depois”,
Quem sabe com certeza é desde agora,
Quem vive do passado sofre, pois.

E vamos caminhar sem ter saber medo.
Agora nunca é tarde nem tão cedo...

XXX

Uma amizade é rara, companheiro.
É coisa que não temos abundante.
Por vezes caminhamos tempo inteiro
Num mundo sem futuro, itinerante;

Sem termos nem sequer uma amizade,
Sozinhos, nos sentimos, sem ter pés.
Faltando, com certeza, a claridade,
A vida se esgueirando, de viés...

E se achaste esta jóia verdadeira,
Preserve-a como quem achou tesouro.
Levante, com orgulho, esta bandeira,
Ela vale bem mais que qualquer ouro.

Amizade leal, na nossa estrada,
Certeza de uma vida iluminada!

XXX

Não vejo mais ninguém em minha frente
Nem ouso imaginar outra presença.
Amar é descobrir que, de repente,
Ninguém mais neste mundo nos compensa.

Não vejo outro caminho senão este,
O rumo que traçamos, para nós.
Esqueça este lugar d’onde vieste
Jamais houve passado, só após.

Amigos? Esqueci faz tanto tempo!
Família? Já faz meses que não vejo.
Te amar é meu labor e passatempo;
É tudo o que me importa e que desejo.

Meus versos só se lembram do teu ser,
No teu começo e fim, vou me perder..

XXX

Eu sei dos meus defeitos, companheiro,
Eu sei como é difícil conviver
Com quem tanto te cobra, o tempo inteiro,
E quase nada tenta oferecer...

Eu faço de meu mundo, todo o mundo,
Na sensação terrível do egoísmo;
Não deixo de pedir, cada segundo,
Neste total individualismo.

Amigo, como podes me aturar?
Se muita vez, eu mesmo não suporto.
Não deixo de querer sempre aportar
Nas águas sempre calmas do teu porto...

Conheces meus defeitos, não reclamas;
Além, muito além, sinto amigo, me amas!

XXX

Na vida se seguia errante e cego,
Sem ter sequer um porto chegada,
No mar que tantas vezes não navego,
No corpo da mulher, linda, encantada...

Na fada que me dera esta esperança
De ser bem mais que tudo, companheiro.
Rasgando o velho mapa da lembrança,
Faltando tantas cores no tinteiro.

Fugiste de meus olhos, minha amada,
Não posso mais cantar o nosso amor.
Se temo, nesta vida, a longa estrada,
A morte já se mostra, em esplendor...

Por isso, meu amor, não mais prossiga,
Se não for minha amada. Minha amiga.

XXX

Batuca no meu peito uma saudade,
Da tarde que pensei que nunca vinha;
Eu tinha tal temor à claridade,
Que toda essa saudade já foi minha.

Se aninha no meu peito uma vontade
Da tarde que virás aqui sozinha,
Uma avezinha canta em liberdade,
Saudade que pensei que já não tinha.

Já se avizinha um canto de verdade,
Mas arde uma saudade que se alinha,
Na linha que traçamos, em tenra idade,
Da eternidade amor meu engatinha.

Sozinha, sempre irás sentir vontade.
De ser, somente minha, sem saudade...

XXX

Não sei se irei dormir longe de ti,
Acostumei-me tanto a te esperar.
Deitada do meu lado, já senti
A vida como um mar a navegar.

Eu quero te sentir em meus delitos,
Eu quero receber tanto carinho.
Amores e prazeres infinitos
Difíceis de sonhar, aqui sozinho...

Nesta vigília insana te procuro,
Apalpo toda a cama e não estás;
Sabendo que tu vens, amor te juro
Que tão sofregamente encontrarás

Aquele que, tu sabes, já te adora
Só temo enlouquecer bem antes da hora....

XXX

Não deixe que ilusão cega domine
A flor do sentimento que devora.
Embora toda a vida me alucine
É bom saber de ti, amor, agora.

Eu sinto tua boca me roçando
Eu sinto meu desejo se explodindo.
Os braços, nos meus braços se encontrando
Amor, um sentimento bem mais lindo...

Não tema essa noite que virá,
Por certo, cada nuvem, tempestade.
Mas tenha esta certeza, brilhará,
A vida num momento, de verdade.

Eu quero teu carinho, minha amada,
Viver assim, sozinho, vale nada...

XXX

Amiga, me perdoe se te deixo
Em meio a tempestade, no caminho.
Eu sinto essa saudade e não me queixo,
Bem sei que neste amor, ando sozinho.

Vasculho pelas ruas, os teus passos
Teus rastros se perderam, minha amiga.
Depois de tanto termos, firmes laços,
A solidão terrível já periga.

E quero que tu saibas de repente
Que a vida se refaz a todo dia.
Amor é sentimento tão urgente,
Por isso te dedico a poesia

Que fala deste amor em sofrimento,
Que mata uma amizade, num momento.

XXX

Não vejo mais problema em te querer
Meus versos te buscaram no infinito.
Vagando tanto tempo sem saber
Como é divino amor, como é bonito!

Não vejo mais problema em navegar
Um
oceano inteiro, procurando,
Aquela que sonhei tanto me dar,
Estou cada vez mais, amor, amando...

E sinto que tu queres ser meu bem,
E sinto como é bom te ter comigo.
Quem fora solitário, sem ninguém,
Agora, no teu seio, meu abrigo...

Meu verso te buscando não se cansa,
Pois estás onde amor, imenso, alcança...

XXX

Cuidar do coração, uma rotina,
Que deveria, sempre, ser constante.
Regar com melhor água, cristalina,
Fazendo amor ficar bem mais vibrante!

Cuidar de uma esperança sem temor,
Regando com mil beijos, sem ter fim...
Na lavra tão feliz de um grande amor,
Certeza de mil flores, dentro em mim...

Cultive o sentimento, vale a pena.
Amar é se entregar sem ter segredos,
Distante, no horizonte, a vida acena
Impede que tenhamos tolos medos...

Eu quero estas sementes, meu amor,
Brotando no meu peito, lavrador!

XXX

Eu quero estar atento a cada toque
Do vento na janela me chamando,
E ver cada beleza em seu enfoque,
Dizendo que estarei, de novo amando...

Eu quero, pois, ouvir o doce canto
Que veio destas ondas, deste mar.
Sentindo a maravilha, tal encanto,
Nos raios delicados do luar.

Eu quero, enfim,sentir este perfume,
Prevendo uma presença encantadora.
O brilho que incendeia no negrume
Nos rastros da mulher mais sedutora...

Eu quero teu amor, e sempre mais,
Seguindo tua trilha, seus sinais...

XXX


Paixão que me devora e me detona,
Com fome, tanta sede de te ter...
A lucidez, inteira, me abandona,
Eu quero lambuzar-me em teu prazer.

Depois desta loucura tão gostosa,
Vibrando em cada toque, brasa e fogo,
Ardendo em teu rubor de rubra rosa,
Perdendo meu juízo em nosso jogo...

No rito insaciável, todo dia,
Nesta satisfação que nunca cansa.
Sangrando em cada poro, poesia,
Na troca sensual, na nossa dança...

Deitar-me no teu colo apaixonado,
De novo me entregar, iluminado...

XXX

Amada, que tu ouças minha voz,
Meu canto sem limites, de loucura.
A vida se mostrando, mesmo atroz,
Permite uma doença ou uma cura...

Ouvindo o que te falo, não se esqueça,
Meu canto vem do fundo da saudade,
Não deixe que este canto te enlouqueça,
É feito deste amor em liberdade.

É canto que não pára de sonhar,
Nas urzes do caminho, faz seu eco.
Nas ruas, nas estrelas, no luar.
Ao mesmo tempo salva enquanto peco.

As vozes que te falam, com paixão,
Só nascem neste louco coração!

XXX

Eu quero, em nosso amor, a qualidade
Que faz um sentimento ser mais nobre.
Depois de caminhar na mocidade,
Na luz tão abundante, mas tão pobre...

Eu vejo mais detalhes tão sutis,
Que outrora não sabia que existiam.
De tantas armadilhas eu me fiz,
Meus olhos quase cegos, nada viam.

Eu quero, em nosso amor, tão detalhista.
Num marmol de Carrara, seus entalhes;
Com toda paciência de um artista
Que sabe essa importância dos detalhes...

Eu quero nosso amor, tanto melhor,
Vivendo em plenitude, amor maior!

XXX

Não deixe esta amizade se perder,
Em atos de total desconfiança;
Difícil tantas vezes conceber
A dura expectativa que se alcança.

Não queira transformar o sentimento.
Uma amizade é rara de se achar.
Depois que houver ruptura, num momento,
Rebenta essa barragem, seca o mar...

Amigo, como é bom chamar-te assim,
Palavra que me adoça e que me encanta.
Mas se perder sentido, é tão ruim,
É queda que jamais, bem sei, levanta...

Por isso, companheiro, não me traia,
Te peço, que esta casa nunca caia...

XXX

Eu quero que tu sejas mais feliz,
Tua felicidade é que me importa.
Amar é se fazer sempre aprendiz,
Abrir, cada momento, a mesma porta.

Sorrir pelo sorriso de quem amo.
E ter prazer no gozo de quem quero,
Te responder da forma que te chamo,
Fazer o mesmo mel que tanto espero.

Tornar meu pensamento atencioso,
É te deixar ‘star só sem solidão.
Te dar e receber do mesmo gozo,
Viver em pleno amor, a comunhão...

Saber que sou feliz na claridade
Do brilho que te traz felicidade...

XXX

Quem fala deste amor com forte crença
Sabendo que somente amor constrói.
Quem sabe no final a recompensa
De tanto sofrimento que corrói...

Meus olhos peregrinos já procuram
As luzes que queriam neste olhar.
As dores tão terríveis que se curam
Na força gigantesca que é amar.

Pouso minha cabeça no teu colo
E sonho com os olhos mais abertos.
Decolo sem sequer sair do solo,
Viajo tantos rumos mais incertos...

Deliro neste amor que é meu farol,
No brilho radioso deste sol...

XXX

Não quero compreender-te, meu amor.
Não me interessa, juro, quem tu és.
Somente me permita este favor
De sempre estar contigo, laços, pés...

Não quero nem verdades nem mentiras,
Apenas desfrutarmos desta vida.
Se queimam, na saudade, tantas tiras,
Só quero esse teu brilho; amor, querida...

Não quero conhecer nem os teus sonhos,
Apenas que vivamos, todos eles,
Disfarces, se tentarmos, são medonhos,
Devemos desnudarmos todas peles...

Não quero teus mistérios desvendar,
Só quero, eternamente, a ti, amar!

XXX

Tu falas com teus olhos, transparente...
Não creio na metade do que dizes,
Porém, quando te vejo, de repente,
Teus olhos não escondem cicatrizes.

Amada, és tão sincera em teu olhar,
Demonstram a tua alma sem disfarces.
Permitem, sem defesa, mergulhar,
E desvendar as máscaras, as faces...

Não temo tuas dores nem rancores,
São fáceis de sentir, são como a brisa.
Carregas as delícias, esplendores,
Teu olhar, qual farol, sempre me avisa...

Em ti, toda a beleza e lucidez,
Neste teu olhar, límpida nudez...

XXX

Eu temo uma amizade, se falível,
Amigo pode ser a perdição.
Se tramas em segredo ser possível
O golpe da mais dura traição...

Amigo se sincero é meu tesouro,
Não tem nada mais forte neste mundo.
Quem tem um grande amigo, achou seu ouro.
Esquece a solidão, vale profundo...

Por isso, companheiro esteja atento,
Não deixe essa amizade sem cuidado.
Pior do que viver, triste relento,
É ter a sensação, ser enganado...

É faca de dois gumes, é navalha.
Nos corta, na amizade, qualquer falha!

XXX

Amigo, nem preciso te pedir,
Tampouco é necessário te falar.
Nem menos, um desejo, repetir.
Tu já sabes, bem sei, adivinhar.

Conheces meus segredos, companheiro,
Contigo nada tenho pr’esconder.
Tu sabes como sou, e por inteiro,
Te falo desta dor e do prazer.

Eu posso, camarada, sem temor,
Falar do sentimento mais profundo,
Não tenho nenhum medo de me expor,
Por certo, com teu braço, enfrento o mundo.

Por isso, te agradeço, e sinto falta.
Exponho os pensamentos, em voz alta!

XXX

Me lembro não somente deste beijo
Que foi nosso primeiro, inesquecível.
Ao ver o meu passado te revejo,
Sinto o mesmo desejo, forte, incrível...

Mais que isso, meu amor, eu não me esqueço
Além do nosso beijo, tão querido,
O toque em tuas mãos, nosso começo,
Que sinto, assim, viver longe do olvido.

Teu cheiro, teu perfume delicado,
O vento que trazia uma esperança
De conhecer o amor, extasiado,
Nada disso me sai da lembrança...

Interessante, gosto de lembrar,
Nosso primeiro beijo? Com o olhar!

XXX

Eu não irei fazer o que tu pensas,
Tenha a certeza disso, companheira.
Não traria sequer as recompensas,
Pois não seria sempre verdadeira

Atitude que quero mais sincera.
O fato de ser teu não significa
Que possamos viver sem ter espera,
Mesmo a dor, muitas vezes, edifica...

Eu quero, o que tu fazes, meu amor.
Adoro cada gesto mais audaz,
Mergulho no teu mundo sem temor,
Encontro tanta guerra em santa paz.

Eu amo o que tu pensas, cada gesto,
Mesmo aquele que, sabes, eu contesto...

XXX

Preciso ter, contigo, paciência.
Se tantas sensações tu me provocas
Preciso deste amor qual penitência,
É como me perder no mar, nas rocas...

Por vezes, tenho ganas de partir,
Deixar o nosso amor sem solução.
Mas sinto que é melhor eu te pedir
Antes que a vida traga decepção...

Eu tento te entender, nem sempre é fácil,
Mas creio, meu amor que vale a pena.
Não quero na verdade, ter-te grácil,
Nem sempre valerá fazermos cena.

Pois bem sei, amanhã, sol vai nascer;
E toda a paciência irá valer...

XXX

Algumas vezes tive o sentimento
De que nunca gostaste assim de mim.
Nas horas mais difíceis, no tormento,
Cravavas tuas garras, ‘té o fim.

Achava isso terrível covardia,
Queria uma palavra de carinho,
Mas vinhas afiada, todo dia,
Deixando-me pensar que sou sozinho...

Querida companheira, me perdoe,
Eu sinto que fizeste todo o bem.
Quem ama, não se importa quanto doe,
A verdade não se esconde de ninguém.

Por isso, cada vez mais te desejo.
As lágrimas que deste, como um beijo..

XXX

Quem dera, em nosso amor, uma amizade,
Capaz de não deixar sequer segredo,
Vivermos sensação de liberdade,
Sem sombras nem resquícios, nenhum medo.

Podermos confiar sem ter surpresas,
Na geração divina deste amor.
Que nunca mostrará garras nem presas,
Cativo deste sonho, sem temor.

Podermos, nossas noites, nossos dias,
Envoltos na delícia de mil beijos.
Transbordarmos todas fantasias
Que tramam, na paixão, nossos desejos.

Amada, isso seria a perfeição,
Ser teu corcel, teu par e teu irmão...

XXX

Nem mesmo a nossa morte nos separa,
Atados por eterno sentimento,
Sabemos, meu amor, como é tão rara
A vida que vivemos, sem tormento.

Te quero tantas vidas que vierem,
Nas doces emoções que nos envolvem,
As almas desejosas, sempre querem
Na sensação que dás, eterna, jovem...

Meu coração jamais se calará
Nos versos que te faço, a cada dia.
A lua que nos trouxe brilhará
No canto deste amor, em poesia...

Amada, eu não temo mais o fim,
O bom de toda vida vai, em mim...

XXX

Quanta alegria em ter tua amizade!
É força que me impele pro futuro.
Traduz-te em total jovialidade
Supera qualquer duro e triste muro.

Duplica um sentimento mais feliz,
É ramo que se expande em tantos galhos,
Florindo em várias cores qual se quis.
Corrige nossos atos, mesmo os falhos.

Não deixa que esta angústia nos domine.
Não deixa que esta dor seja constante.
De todo o mal que sempre vem, redime,
Transforma em divindade, num instante.

Ao mesmo tempo em que divide a dor,
Das alegrias, multiplicador!

XXX

Amigo, eu sou sincero, não te engano.
Tu queres impossível realidade,
Assim tu viverás neste abandono,
Sem luz, sem fantasia, só saudade...

Amigo não se cobra a perfeição
Os erros cometidos são humanos.
Assim quem procurar ouvirá não,
E tu te embrenharás nos desenganos.

Amigo, somos parte deste mundo,
Por isso é que nós temos tantas falhas,
Não tente vigiar cada segundo
Senão, na tua vida, só batalhas...

Amigo quando exiges perfeição,
Só baterá na porta, a solidão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário